- articulação sacroilíaca: é a única conexão óssea entre esqueleto axial e apendicular. O movimento nesta articulação é normalmente limitada, mas pode tornar-se mais extensa imediatamente antes do parto, quando os ligamentos relaxam sob a influência do hormônio relaxina.
- articulação coxofemoral: é uma articulação esferóidea. O ligamento da cabeça do fêmur conecta a cabeça do fêmur com a área não-articular dentro do acetábulo. A articulação do quadril do eqüino é reforçada por um ligamento acessório que se estende do tendão pré-púbico a cabeça do fêmur. Movimentos em quase todas as direções, mas flexão e extensão são os princiais.
- articulação da soldra: Compreende os côndilos da extremidade distal do fêmur, separado da extremidade proximal da tíbia por dois meniscos intra-articulares. A soldra é mantida em justaposição por um ligamento colateral medial e um colateral lateral e por dois ligamnetos cruzados intra-articulares que formam um X quando cruzam da tíbia para o fêmur no meio da articulação. Associado a soldra está a patela.
- articulação do tarso: como a do carpo, é uma articulação composta. A porção gínglimo é formda entre a extremidade distal da tíbia e o tálus. O calcâneo projeta-se proximal e caudalmente formando uma alavanca para inserção do tendão calcâneo comum e conseqüentemente para os músculos extensores do tarso.
segunda-feira, 14 de maio de 2007
Articulações do Membro pélvico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns pelo trabalho, essa parte da anatomia animal de equinos, que fala sobre articulações, realmente está muito escassa. seu trabalho ajudou bastante, valeu!!
Postar um comentário