Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Articulações do Membro torácico


  • Articulação escapulo umeral: é esferóidea. Movimentos em todas as direções, incluindo rotação, são possíveis. Entretanto, em animais domésticos a disposição dos músculos do ombro praticamente limita o movimento a um tipo de dobradiça de ação no plano sagital.

O cotovelo é um verdadeiro gínglimo formado pelo côndilo do úmero que se encontra com as extremidades proximais do rádio e da ulna.


O carpo é uma articulação complexa que permite flexão e extensão não apenas entre o rádio e a fileira proximal dos ossos carpais (articulação radiocarpal), mas é também em menor grau entre as fileiras proximal e distal dos ossos carpais (articulação mediocarpal). A articulação entre a fileira distal dos ossos carpais e o metacarpo (articulação carpometacarpal) é quase inteiramente uma articulação plana.


A camada fibrosa da cápsula articular do carpo é extensa, sendo uma longa manga que se estende do rádio ao metacarpo e incluindo os ossos carpais. A membrana sinovial, entretanto, forma três bolsas separadas: uma bolsa radiocarpal, uma mediocarpal, e uma carpometacarpal.



  • Articulação metacarpofalângica: é formada pela extremidade distal do metacarpo; pela extremidade proximal da primeira falange, ou osso longo da quartela; e pelos dois ossos sesamóides proximais. É um gínglimo que na posição de pé normal está hiperestendido.

  • Articulação interfalângica proximal: é um gínglimo entre a primeira e a segunda falanges. Embora seja uma articulação do tipo gínglimo, é bastante limitada em movimentos.

  • Articulação interfalângica distal: é formada pela segunda e terceira falanges e pelo osso sesamóide distal. A articulação do casco é em grande parte encerrada dentro do casco e é essencialmente um gínglimo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Qual é a sua profissão?