Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Articulações do esqueleto axial

As articulações do crânio são principalmente do tipo sutura, com ossos adjacentes unidos por tecido fibroso. Na idade adulta, esses tipicamente ossificam, tornando-se sinostoses.
  • Articulação tempero mandibular: entre a mandíbula e o osso temporal do crânio consiste em uma superfície articular do crânio e outra na mandíbula, com uma lâmina de cartilagem entre elas. Essa articulação atua como um gínglimo quando a boca abre e fecha e como uma articulação plana quando a mandíbula é movida de um lado para outro, para frente e para trás, como ao triturar alimentos.
  • Articulação atlantoccipital: entre o osso occipital do crânio e a primeira vértebra (atlas) é estritamente um gínglimo. Os únicos movimentos possíveis são flexão e extensão no plano sagital.
  • Articulação atlantoaxial: ocorre entre o atlas e o áxis. O dente, uma saliência semelhante a um dente na extremidade cranial do áxis, projeta-se para dentro do forame vertebral do atlas, onde é mantido por um grupo de ligamentos fortes que permitem considerável movimento rotatório.

As articulações sinfiseais entre as vértebras adjacentes ao longo de toda a coluna vertebral restante apresentam relativamente pouco movimento. Os corpos de vértebras adjacentes são unidos por um disco forte de fibrocartilagem, o disco intervertebral, que é flexível o bastante para permitir algum arqueamento em qualquer direção, até mesmo torção. Essa fibrocartilagem tem um centro macio, o núcleo pulposo, que pode, de modo anormal, projetar-se pelo anel fibroso circunjacente no canal vertebral.

Os processos articulares das vértebras adjacentes têm superfícies achatadas que são justapostas para formar articulações planas com movimentos de deslizamento limitados. As articulações entre as vértebras sacrais fundem-se completamente, e o sacro torna-se um osso único com os segmentos unidos por sinostoses.

As costelas são fixadas à coluna vertebral por duas articulações separadas. Uma está entre a cabeça da costela e a fóvea costal formada pelos carpos de duas vértebras torácicas adjacentes, essa articulação é do tipo pivô; a outra está entre o tubérculo da costela e uma faceta no processo transverso da vértebra do mesmo número da costela, essa articulação é do tipo plana.

5 comentários:

Mari e Jú disse...

Oiii!!

Passei aqui para estudar um pouquinho!

Ficou Ótimo seu Blog!!

PARABÉNS....

Anônimo disse...

Eu fasso melhor seu otario

Anônimo disse...

se vc fas melhor cade o blog entao ??...

Anônimo disse...

Faz lá um então.. porque esse, foi de grande ajuda pra mim fazer o trabalho da faculdade, lindinhuu!

Anônimo disse...

Calma meninas, estão com raiva vão bater punheta.