Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de março de 2007

Articulações fibrosas




fonte: www.civiam.com.br

Neste grupo os segmentos estão unidos por tecido fibroso de tal modo que praticamente impedem os movimentos, assim, elas são frequentemente denominadas articulações fixas ou articulações imóveis. A maioria destas articulações é temporária em razão do meio de união ser invadido pelo processo de ossificação, resultando numa sinostose.


  • Sutura---> este termo aplica-se às articulações da cabeça na qual os ossos adjacentes são intimamente unidos por tecido fibroso. Em muitos casos as bordas dos ossos apresentam irregularidades que se engrenam formando a sutura serrata (sutura interfrontal). em outros casos as bordas são biseladas e superpõem por meio da sutura escamosa (articulações entre as porções escamosas dos ossos temporal e parietal).Se as bordas dos ossos são planas ou levemente enrugadas, o termo sutura plana ( sutura entre as porções horizontais dos ossos palatinos) é aplicado à articução. A sutura folheada é definido como uma articulação cuja borda de um osso encaixa-se numa fissura do osso adjacente, onde se exige um extrema estabilidade dos ossos.

  • Sindesmose---> neste tipo o meio de união é constituido ou de tecido fibroso branco ou de tecido elastico ou mesmo uma mescla de ambos. Numa sindesmose quando os ossos em justaposição estão unidos por tecido fibroso como na fusão dos corpos do rádio e ulna e da tíbia do cavalo, o meio de união original com a idade sofre um processo de ossificação chamado sinostose.

  • Gonfose---> este termo é algumas vezes aplicado para a implantação dos dentes nos alvéolos. A gonfose não é corretamente considera uma articulação, em absoluto, visto que os dentes não fazem parte do esqueleto.

Nenhum comentário: